Cambará está há alguns anos evoluindo em suas políticas públicas com ações que propiciam bases legais, de sustentação e de incentivos para um melhor desenvolvimento do seu Ecossistema local de Inovação e o reconhecimento do município como inovador.
Temos Conselho Municipal voltado à inovação formado por representantes da quádrupla hélice: poder público, iniciativa privada, academia (escolas municipais e técnicas) e sociedade civil. Fazemos parte do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro – SRI NP, com participantes em trilhas de inovação, capacitações, missões técnicas, comunidade de startups, Geniuscon. Estamos trabalhando para implantar curso superior em parceria com a UENP, já contamos na estrutura da Prefeitura Municipal com Secretaria Municipal também voltada à Inovação e, recentemente, lançamos o Inova Cambará – o primeiro programa da região, com fundo garantidor, que abre linha de crédito exclusiva para as MEI e Micro empresas do município para investimentos em inovação e tecnologia.
Agora, apresentamos um ambiente promotor de inovação, a nossa PIINC – Pré-Incubadora de Ideias de Negócios de Cambará, espaço de aprendizagem, intercâmbio e práticas produtivas, embasado em multi parcerias, com a missão de acolher e dar suporte aos empreendedores iniciantes com boas ideias de negócios e entregar empresas inovadoras ou de base tecnológica capazes de bem competir no mercado e agregar valor ao município e ao território, contribuindo com a formação, atração e retenção de mão de obra qualificada, empregos, renda e mais oportunidades aos nossos jovens.
– Como a PIINC – Pré-Incubadora de Ideias de Negócios de Cambará vai funcionar?
A pré-incubadora vai selecionar, por meio de edital, projetos de produtos, processos ou serviços com potencial de inovação para serem contemplados com apoio técnico, de gestão e capacitações para desenvolverem seus projetos e também seu conhecimento sobre empreendedorismo em um local com estrutura específica e especial.
O objetivo é:
I) apoiar e preparar empreendedores que tiveram selecionadas suas boas ideias inovadoras, em qualquer área ou segmento econômico, para a formalização de empresas, em uma jornada que inclui:
– a validação dos projetos
– planejamento
– analise de viabilidade técnica e econômica.
II) ainda, que o processo proporcione menores riscos, aumentando as chances de sucesso dessas empresas nascentes, que depois poderão ingressar em programas de incubação e/ou aceleração, ou mesmo, ir por mercado.
A duração prevista da pré-incubação será de 6 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação por mais 6 meses, oferecendo treinamentos, palestras, network, reuniões de status, workshops, assessorias, consultorias e mentorias de forma presencial ou virtual.
O programa é embasado no modelo CERNE – desenvolvido pelo SEBRAE e ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, nos (5) cinco eixos centrais do negócio: empreendedor, tecnológico, capital, mercado e gestão.
Inscreva-se! Leia o edital!
Nós vamos te apoiar…
– Sua ideia pode se tornar um grande negócio!!!